Referências ao papel de Hugo Nigro Mazzilli no Ministério Público brasileiro, feitas pelo Ministro Antônio Herman Benjamin

No dia 22 de fevereiro de 2010, o Ministro Antônio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, inaugurou a série de eventos promovidos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo no ano de 2010. Em palestra intitulada "Reflexões sobre o Ministério Público: que futuro?", o Ministro destacou o papel de Hugo Nigro Mazzilli no Ministério Público brasileiro.

Segundo disse o Ministro, “Não penso como penso por ter vindo para o Ministério Público. Vim para o Ministério Público porque penso como penso”, disse Herman Benjamin que atribui o desenho do MP atual ao colega Hugo Nigro Mazzilli. “O MP tem uma dívida enorme para com o Nigro Mazzilli. Todos nós participamos, mas foi ele quem desenhou o modelo do Ministério Público. Hoje, a França está discutindo uma reforma no MP e nós, que inicialmente éramos moldados no modelo francês, já deixamos essa discussão para trás em 88. Estamos à frente e, agora, há juristas franceses sugerindo que a França siga o modelo brasileiro.”

A entrevista foi publicada no site da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, bem como na Revista Plural - uma publicação da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ano 14, n. 41-42, jan.-jul. de 2010, p. 14-16).

Home page